Temos mais similaridades ou diferenças?
Convidamos cinco líderes de diferentes religiões para uma conversa sobre a prática de jejum e valores compartilhados entre as tradições.
Entendendo o diálogo como um processo amplo e profundo de trocas de opiniões, conhecimentos e vivências entre indivíduos, instituições, culturas, religiões e etnicidades que perpassa todos os setores e esferas da sociedade, promovendo inovação, respeito e diversidade de ideias, culturas e valores, culminando na construção de uma sociedade mais harmônica, solidária e pacífica.
Acreditamos que um elemento fundamental a este exercício é o diálogo inter-religioso, sobretudo a reflexão acerca dos elementos e práticas comuns entre as religiões e culturas, pois através destas é possível a criação de pontes e meios para promover o diálogo e o entendimento mútuo. A prática do jejum como exercício da fé é algo presente em diversos sistemas de crença e entendimento da espiritualidade, sendo portanto um ponto muito promissor para este exercício.
Portanto, este evento tem como objetivo discutir a função teológica da prática do jejum religioso e sua importância sob a égide do diálogo intercultural e inter-religioso. Abordaremos como as religiões budistas, muçulmanas e hinduístas concebem a prática no intuito de melhor entendermos o outro na busca da construção de uma sociedade mais harmônica.
Commentaires