Instituto pelo Diálogo Intercultural / Sem categoria  / Webinário: Inclusão da Criança Imigrante no Ambiente Escolar

Webinário: Inclusão da Criança Imigrante no Ambiente Escolar

Este evento realizado no dia 27 de outubro de 2020 teve como objetivo promover um diálogo acerca da temática da criança migrante  e sua inclusão no ambiente escolar e os desafios  deste processo. Foram abordadas questões que perpassam o racismo, a xenofobia e outros tipos de violência presentes na sociedade brasileira, a perspectiva da educação como direito um universal, o papel do currículo na educação, os desdobramentos do COVID-19 e a necessidade de construção de um modelo educacional não homogenizador.

O evento teve como tônicas a constatação de que a escola acaba atuando como um espelho da sociedade sendo desta forma permeável ao conflitos do ambiente não escolar  e a necessidade de criação de uma formação integrada e continuada de todo corpo educacional para melhor entender os desafios, potencialidades e estratégias envolvidas  na integração da criança migrante e superação de uma conjuntura social marcada por iniciativas pontuais e dispersas no que tange a inclusão do aluno migrante e ao percepção que o direito a educação é amplo e profundo,  não se restringindo simplesmente ao acesso aos sistemas educacionais.

MEDIADORA
Lu Sudré
Repórter formada pela PUC-SP com foco na cobertura de direitos humanos. É pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e autora do livro “Anônimas: relatos do gênero feminino no refúgio”.

ENTREVISTADAS
Leila Maria de Oliveira
Graduada em Educação Física pela Escuela Internacional de Educacion Fisica y Deporte e Pedagogia pelo Instituto Paulista São José- Faculdade Dottori, mestre e doutora em Educação pela PUC-SP. Atualmente é professora da rede municipal de Santo André, membro do grupo de pesquisa Políticas de Educação/Currículo da PUC-SP, atuando nos temas: relações étnico – raciais, educação, imigração, racismo e xenofobia.

Giovanna Modé Magalhães
Graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Casper Líbero , mestre e doutora pela em Educação pela USP, na linha de pesquisa “Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças”. Pesquisa temas relacionados a educação, migrações internacionais e direitos humanos. Colaboradora do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Integra a coordenação executiva da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, rede internacional sediada em São Paulo.