Instituto pelo Diálogo Intercultural / O que fizemos & faremos

O trecho abaixo do nosso novo estatuto explica o porquê desta mudança. 

“POR QUE CENTRO CULTURAL BRASIL-TURQUIA SE TORNA INSTITUTO PELO DIÁLOGO INTERCULTURAL?

O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) foi fundado em 2011 com objetivos e projetos claros, para ser uma referência e ponte na relação cultural entre Turquia e Brasil e suas sociedades. Os planos envolviam uma filial em Istambul, várias filiais no Brasil, e intensa agenda cultural, social e acadêmica entre dois países. E com muito orgulho, podemos afirmar que o CCBT conseguiu ser essa entidade. Teve uma parceria em Istambul que atuava como filial (BAKUM – Brezilya-Anadolu Kultur Merkezi), teve matriz em São Paulo e filiais em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Realizou muitas atividades, entre elas festivais, exposições, conferências, viagens e publicações. 

Porém, as coisas mudaram, a Turquia mudou, o Brasil mudou, o mundo mudou, e tudo continua mudando. O CCBT não poderia deixar de se atualizar num mundo de constantes mudanças. Por isso veio a mudança de nome e a redefinição de sua existência. 

O novo nome e novo estatuto transmitem melhor o que essa entidade irá fazer, mas desta vez não apenas entre brasileiros e turcos, como CCBT procurou fazer. 

O diálogo entre culturas é necessário, já que a cultura carrega consigo diversos aspectos das sociedades: arte, música, literatura, culinária, tradições do dia-a-dia. Um mundo melhor será possível com existência concreta de respeito entre os povos, entre os “diferentes”. E respeitar será possível apenas conhecendo o “outro”. Para conhecer o “outro” é preciso dialogar, ter caminhos e pontes: é o que INSTITUTO PELO DIÁLOGO INTERCULTURAL irá fazer.”