Instituto pelo Diálogo Intercultural / Nossa Atuação na Área de Migração e Refúgio

Nossa Atuação na Área de Migração e Refúgio

Como Instituto Pelo Diálogo Intercultural, projetos voltados a pessoas refugiadas e imigrantes fazem uma parte importante do nosso trabalho de diálogo intercultural  do nosso portfólio de atividades.

Desde sua fundação como Centro Cultural Brasil-Turquia e agora como Instituto Pelo Diálogo Intercultural, organizamos e participamos em vários projetos nessa área com o objetivo de promover a paz e harmonia social entre pessoas de diferentes contextos culturais.

Desse modo, o Instituto visa estabelecer um processo de integração saudável das pessoas imigrantes e refugiadas na sociedade brasileira, contribuindo com seus conhecimentos, capacidades e experiências diversas e distintas.

Assim, realizamos várias organizações, eventos e projetos para alcançar esse objetivo. Entre eles podemos contar os seguintes:

– Programa voluntário de consultoria para imigrantes e refugiados.

Realizamos serviços de consultoria sobre o funcionamento do sistema migratório aqui no Brasil, a documentação e os demais processos necessários requeridos pela lei brasileira, de forma gratuita.

– Serviços de tradução para os imigrantes e refugiados.

Fazemos a tradução necessária dos documentos de língua turca e/ou inglês para língua portuguesa.

– Apoio legal, social e educacional à comunidade de imigrantes e refugiados de turcos

Como uma boa parte dos nossos voluntários são pessoas da Turquia, fornecemos apoio que for necessário para as famílias turcas que vieram para o país buscando uma proteção legal, buscando facilitar a integração deles na sociedade brasileira.

– Organização de webinários e seminários sobre as questões voltadas a refúgio e imigração

A sensibilização e conscientização sobre a situação delicada dos refugiados e imigrantes é uma parte constante do nosso trabalho. Por isso, em várias ocasiões buscamos juntar as pessoas de diversos ramos da sociedade com objetivo de compartilhar seus conhecimentos, experiências e reflexões sobre a questão da migração.

– Organização dos encontros multiculturais com participação de refugiados e imigrantes

Como uma parte essencial dos processos de harmonização social e integração saudável, buscamos criar oportunidades de interação das culturas diferentes com objetivo de estabelecer pontes de diálogo e um amor fraterno coletivo.

– Organização e participação de quermesses solidários para os refugiados e imigrantes

Uma boa parte das pessoas que vem para o país com a esperança de uma nova vida segura, estão tendo dificuldades econômicas. Para aliviar um pouco essa situação, realizamos organizações de arrecadação de recursos financeiros para canalizar as pessoas imigrantes e refugiados que passam por problemas financeiros.

– Distribuição de carne na “Festividade de Sacrifício” para refugiados e imigrantes.

Na última “Festividade de Sacrifício” , que é uma tradição religiosa abraâmica e também da fé Islâmica, organizamos campanhas de distribuição de carne como comunidade do Movimento Hizmet no Brasil. Nesta última festividade realizamos distribuição no Rio de Janeiro e no Distrito Federal para as famílias brasileiras junto com famílias refugiadas que estão em carência.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Por-um-fio-1080-%C3%97-420-px-1-1536x597-1-1024x398.jpg

– Participação no programa “Nós por Elas” da AMB junto com CSEM.

Fizemos parte do programa de solidariedade social voltada para as juízas afegãs e suas famílias através dos nossos voluntários no Distrito Federal.

– Doações regulares a Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)

Como instituto, realizamos doações regulares ao Instituto Migrações e Direitos Humanos, como um instituto de referência no Brasil na área de proteção dos imigrantes e refugiados, apoiando o trabalho muito valioso da Instituição.

– Iftares/jantar tradicional com pessoas e instituições que tratam tema de migração e refúgio 

Organizamos no mês do Ramadan, o mês sagrado na religião Islâmica jantares de quebra-de-jejum para os imigrantes e refugiados junto com as instituições brasileiras que tratam o questão de migração e refúgio com objetivo de demonstrar nosso apoio pelas iniciativas que visam uma coexistência pacífica e harmoniosa.