RETROSPECTIVA 2020

2020 foi um ano de muitas novidades para nós. Começamos o ano com o novo nome e nova definição para nossa instituição. O diálogo como área de trabalho já estava inerente na atuação do Centro Cultural Brasil-Turquia. Porém a partir do começo de 2020 nós nos focamos em estudar e difundir este conceito tão necessário na sociedade através de várias iniciativas. 

Aqui listamos um resumo do que fizemos em 2020 em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com a colaboração de associados e voluntários.

Organizamos almoços beneficentes em prol dos refugiados que foram organizados pelo Instituto em sua sede em São Paulo, cujo lucro foi integralmente utilizado para custear necessidades de pessoas em situação de refúgio. A ajuda acontece em forma de apoio financeiro à moradia, alimentação, bolsa de estudo de crianças e jovens dessas famílias, organização de cursos de português, entre outros. Após o início do isolamento por causa da pandemia de Covid-19, essa atividade foi interrompida indeterminadamente.


A iniciativa de promoção de encontros de diálogo inter-religiosos em parceria com o Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso (CIDI), a Federação Israelita de São Paulo e a Casa da Reconciliação da Diocese de São Paulo. Estes encontros de famílias muçulmanas, católicas e judias acontecem mensalmente desde 2016. Em 2020 foram realizadas mais de 10 atividades em espaços físicos e virtuais visando promover um espaço de educação informal dedicado à desconstrução de preconceitos religiosos, conhecimento de outras traduções e formação de uma sociedade mais receptiva e culturalmente diversa. Hoje contamos com a participação de aproximadamente 60 pessoas que formam este grupo, Família Abraâmica.


Visando a mobilizar os voluntários em prol da solidariedade e a utilização dos recursos do Instituto, foram organizadas doações de cestas básicas para instituições de caridade e assistência.


Os colaboradores e voluntários do Instituto organizaram preparação e entrega de comidas em alguns hospitais para homenagear os colaboradores de saúde, que vêm se dedicando para salvar as vidas desde o começo da pandemia.


Os colaboradores e voluntários do Instituto em Brasília desenvolveram uma iniciativa para promover a distribuição de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade visando promover os benefícios advindos do brincar.


Os colaboradores e voluntários do Instituto no Rio de Janeiro organizaram workshops de capacitação de mentoria e liderança intercultural para os jovens da periferia. As atividades visavam desenvolver uma atividade de educação informal capaz de desenvolver as capacidades de liderança, assertividade, comunicação e capacitando os jovens a atuar como mentores, para poderem desenvolver trabalho semelhante com os jovens de sua comunidade.


O Instituto realizou uma série de webinários sobre diversos e importantes temas. Os webinários foram organizados na plataforma Zoom e transmitidos no canal do Youtube do Instituto, onde continuam disponíveis.

CRISE MIGRATÓRIA E DIÁLOGO INTERCULTURAL: ORGANIZAÇÕES COMO PONTES DE INTEGRAÇÃO

Neste evento realizado no dia 02 de julho de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou Flávia Mantovani, jornalista de mundo e autora do especial imigrantes no jornal Folha de São Paulo, para realizar a mediação de um diálogo entre Marcelo Haydu,Diretor executivo do Instituto Adus para Reintegração de Refugiados; Padre Marcelo Maróstica Quadro, Diretor da Cáritas São Paulo; e Irmã Rosita Milesi, Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

MIGRAÇÕES E DIÁLOGO INTERCULTURAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Neste evento realizado no dia 16 de julho de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou Vanessa Braga Matijascic, professora de Relações Internacionais na FAAP, para realizar a mediação de um diálogo entre Sylvia Duarte Dantas, coordenadora do Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, onde também atua como professora; Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, antropólogo, professor e coordenador de pesquisa de pós-graduação do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense; e Sílvia Antibas, diretora cultural da Câmara Árabe, curadora, historiadora com especialização em políticas culturais internacionais pela Universidade de Vaucluse, na França.

DIÁLOGO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Neste evento realizado no dia 06 de agosto de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou a jornalista Fernanda Mena para realizar a mediação de um diálogo entre Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil; e Camila Asano ,diretora de Programas da Conectas, tratando da promoção dos direitos humanos.

DIÁLOGO E POLÍTICA NA SOCIEDADE: DIFUSÃO DO DIÁLOGO EM TEMPOS DE POLARIZAÇÃO

Neste evento realizado no dia 10 de setembro de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou o professor Pablo Ortellado para realizar a mediação de um diálogo entre Heni Ozi Cukier, deputado estadual pelo Partido Novo , cientista político, professor e palestrante; Marina Helou, deputada estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade, formada em administração pública com especialização em negócios e sustentabilidade; e Ricardo Borges Martins, coordenador Executivo do Pacto pela Democracia e professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.

 PAPEL DOS MUSEUS NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO INTERCULTURAL

Neste evento realizado no dia 17 de setembro de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou o Jornalista Guilherme Pereira Botacini para realizar a mediação de um diálogo entre Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu da Imigração e Museu do Café; Lidia Reiko Yamashita, presidente da comissão de administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; e Roberta Alexandr Sundfeld, diretora executiva do Museu Judaico de São Paulo.

INCLUSÃO DA CRIANÇA IMIGRANTE NO AMBIENTE ESCOLAR 

Neste evento, realizado no dia 27 de outubro de 2020, o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou a repórter Lu Sudré, formada pela PUC-SP com foco na cobertura de direitos humanos para realizar a mediação de um diálogo entre Leila Maria de Oliveira, graduada em educação física pela Escuela Internacional de Educacion Fisica y Deporte e Pedagogia pelo Instituto Paulista São José – Faculdade Dottori; e Giovanna Modé Magalhães, graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Casper Líbero, mestre e  doutora pela em Educação pela USP, na linha de pesquisa Educação e Ciências Sociais.

NATAL: UM TEMPO DE REFLEXÃO SOBRE DIÁLOGO

Neste evento, realizado no dia 21 de dezembro de 2020, o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou a jornalista Ana Nery Farias, com mais de 15 anos de experiência e com foco na produção de conteúdo e comunicação de ações positivas, propositivas e de projetos sociais, com passagem por veículos dos grupos Band e Abril e experiência de gestão em órgãos públicos para mediar o diálogo entre Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal, Atual Arcebispo Metropolitana de São Paulo, Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Rogério Cukierman, Rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), Formado em administração de empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, com mestrado em Economia pela Universidade de Tel Aviv; e Sheik Mohamad Al Bukai, imam e sheikh da Mesquita Brasil, em São Paulo, diretor de assuntos religiosos da União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI).

BRASILEIROS NO RAMADAN EM PAÍSES MUÇULMANOS

O objetivo dessa atividade realizada no mês do Ramadan foi entrevistar os brasileiros que moram em diferentes países com maioria da população muçulmana, e conversar sobre como é viver durante o Ramadan nesses países, sobre efeitos na vida deles, impressões e observações. Os panelistas consistiram em migrantes brasileiros vivendo no exterior.

DIÁLOGOS SOBRE O RAMADAN NO BRASIL

O objetivo dessa atividade realizada no mês do Ramadan foi entrevistar os muçulmanos de diferentes origens residentes no Brasil sobre como o Ramadan é vivenciado na cultura de cada um mostrando as similaridades e diferenças. O grupo de entrevistados consistiu em migrantes provenientes da Síria, Turquia, Líbano e Nigéria que atualmente residem no Brasil.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL UNGA 2020

Participamos, pelo terceiro ano consecutivo, da UNGA Conference (United Nations General Assembly Conference), organizada pela instituição parceira JWF – Journalists and Writers Foundation com sede em New York. 

UNIDOS NA ORAÇÃO

No início da pandemia organizamos um momento inclusivo de oração pela humanidade com a participação de representantes de três religiões Abraâmicas, um muçulmano,  um judeu e um católico.

No evento, os participantes mencionaram sobre a importância da obediência às orientações das autoridades de saúde sob ótica de suas religiões, oraram pela recuperação dos que estão sofrendo com a doença e agradeceram os voluntários e trabalhadores essenciais, lembrando do altruísmo exibido por muitos deles.


O Instituto pelo Diálogo Intercultural tem parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Rio de Janeiro na escola CIEP 218 – Ministro Hermes Lima – Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias. Essa escola além ofertar aos estudantes o ensino em horário integral, com ênfase em Física e Informática, aliado ao desenvolvimento dos alunos na proficiência das línguas turca e inglesa, através dos projetos do Instituto pelo Diálogo Intercultural proporciona experiências de diálogo intercultural tendo os estudantes atuais e formados como protagonistas destas atividades.

No dia 15 de setembro Governo Federal divulgou os dados do IDEB – 2019. CIEP 218 atingiu a média de 5.4. A nota geral do estado ficou em 3.5 e a do Município de Caxias, em 3.3. Com esse resultado a nossa escola ficou no 1º lugar entre todas as escolas fora da cidade de Rio de Rio de Janeiro e no 8º lugar entre as escolas públicas do Estado de Rio de Janeiro.

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.