Instituto pelo Diálogo Intercultural / Crise Migratória e Diálogo Intercultural: Organizações Como Pontes de Integrações

Crise Migratória e Diálogo Intercultural: Organizações Como Pontes de Integrações

Info

Neste evento realizado no dia 02 de julho de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou Flávia Mantovani, jornalista de mundo e autora do especial imigrantes no jornal Folha de São Paulo, para realizar a mediação de um diálogo entre Marcelo Haydu,Diretor executivo do Instituto Adus para Reintegração de Refugiados, Padre Marcelo Maróstica Quadro, Diretor da Cáritas São Paulo, e Irmã Rosita Milesi, Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) .

O evento teve como objetivo propor um diálogo com os representantes das entidades ativas na causa da assistência e integração dos refugiados refletindo acerca do panorama histórico da questão migratória, de forma que foram abordados as linhas de atuação das instituições representadas e os desafios e oportunidades do migrante, sua integração na sociedade brasileira e o papel essencial que o diálogo intercultural detém na criação de uma sociedade mais inclusiva, plural e igualitária.

Mostrou-se uma tônica deste evento um foco na integração do refugiado, analisando quais os principais desafios deste processo e evidenciando sobretudo os grandes ganhos para a sociedade decorrente deste processo.

Instituições representadas no webinário:

Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH, fundado em 1999, é uma entidade social sem fins lucrativos, filantrópica, cuja missão é promover o reconhecimento da cidadania plena de migrantes e refugiados, atuando na defesa de seus direitos, na assistência sócio-jurídica e humanitária, em sua integração social e inclusão em política públicas, com especial atenção às situações de maior vulnerabilidade. .

Caritas Arquidiocesana de São Paulo foi fundada em 4 de abril de 1968. É um organismo da Arquidiocese de São Paulo encarregado de exercer a caridade em nome da Igreja. Tem estatuto próprio na forma de uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos. Atua através de sua sede, de seis Núcleos Regionais, bem como das Paróquias da Arquidiocese de São Paulo.

Fundado em 2010, Instituto Adus é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua junto aos refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo, a fim de reduzir os obstáculos que enfrentam para sua efetiva reintegração na sociedade.

http://https://www.youtube.com/watch?v=yWziqiIEM3w

Info
Category:
Location: Canal de YouTube
Date: 2 de julho de 2020
Duration: 1 Day