Instituto pelo Diálogo Intercultural / WEBINÁRIO: DIÁLOGO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
DIÁLOGO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

WEBINÁRIO: DIÁLOGO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Info

DATA & HORA

06/08 quinta-feira, 17:00

WEBINÁRIO:

DIÁLOGO NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

 https://www.youtube.com/watch?v=GGrGTiCFgY8

OBJETIVO

Instituto Pelo Diálogo Intercultural é uma instituição brasileira que visa difundir o diálogo na sociedade buscando criar um ambiente mais justo, inclusivo e plural. Com esse objetivo organiza diálogos sobre diversos temas como respeito ao pluralismo; crença no debate qualificado de ideias; adesão à democracia; defesa dos direitos humanos; e promoção da interculturalidade.

A promoção dos direitos humanos é um tema de suma importância na realidade contemporânea, mas infelizmente no Brasil por uma boa parcela da população essa questão é entendida de forma distorcida e superficial, contribuindo diretamente para uma cultura política baseada no ódio e na desinformação, consequentemente diminuindo a harmonia e a coesão social, e gerando conflitos e pontos de inflexão na formação histórica e social do Brasil e dificultando o diálogo intercultural.

Portanto este webinário tem como objetivo refletir sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil, partindo de uma perspectiva histórica acerca dos principais marcos históricos e jurídicos do tema, perpassando um panorama da atual situação no Brasil, e refletindo sobre qual é o papel do diálogo e da reciprocidade na afirmação da dignidade humana em uma sociedade multi e intercultural.

 MEDIADORA

A jornalista Fernanda Mena será mediadora do evento. Ela é jornalista e colunista do jornal Folha de São Paulo, onde já foi editora da Ilustrada. É mestre em sociologia e direitos humanos pela London School of Economics e doutora em Relações Internacionais.

ENTREVISTADAS

Maria Laura Canineu

Diretora da Human Rights Watch no Brasil.  É advogada, mestre em direito internacional ao desenvolvimento e direitos humanos, graduada pela Universidade de Warwick e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenou uma equipe de advogados públicos em projetos na área social e de direitos humanos, o fortalecimento institucional de OSCs de direitos humanos em São Paulo e sua atuação na promoção dos direitos humanos a nível internacional.

Camila Asano

Diretora de Programas da Conectas. É formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciência Política pela mesma instituição. Foi professora de Relações Internacionais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo. Atualmente é diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos desde 2017 e foi membro do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. Ocupa um assento no Conselho da organização não governamental internacional Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça).

Info
Location: YouTube
Date: 6 de agosto de 2020
Duration: 1 Day