Instituto pelo Diálogo Intercultural / Webinário: Migrações e Diálogo Intercultural: Uma Abordagem Interdisciplinar

Webinário: Migrações e Diálogo Intercultural: Uma Abordagem Interdisciplinar

Info

Data: 16/07/2020
Horário: 17:00

Neste evento realizado no dia 16 de julho de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou Vanessa Braga Matijascic, professora de Relações Internacionais na FAAP, para realizar a mediação de um diálogo entre Sylvia Duarte Dantas, coordenadora do Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, onde também atua como professora, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, antropólogo, professor e coordenador de pesquisa de pós-graduação do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense e Sílvia Antibas, Diretora cultural da Câmara Árabe, curadora, historiadora com especialização em políticas culturais internacionais pela Universidade de Vaucluse, na França.

Portanto organizamos este webinário visando abordar as relações entre Migrações e interculturalidade no Brasil contemporâneo e qual o papel do diálogo intercultural na superação do etnocentrismo exacerbado, buscando através de uma abordagem interdisciplinar evidenciar as diversas dimensões, interpretações e metodologias sob a qual esta problemática é trabalhada.

O evento possibilitou a expressão de duas linhas distintas sobre o fenômeno migratório, através da psicologia realizou-se uma análise dos impactos  da experiência migratória sobre o indivíduo e ficou evidente o papel da interculturalidade como elemento de desconstrução e transformação dos indivíduos e sociedades. Através de uma abordagem histórica que coloca o Estado como ator central do processo migratório e também é abordado as políticas de acolhimento do migrante pelo Estado brasileiro e suas estratégias de enfrentamento da pandemia

 

Mediadora:

Vanessa Braga Matijascic: Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo desde 2018, Doutora em História pela UNESP, Mestre em Relações Internacionais pela UNESP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP ”San Tiago Dantas” e Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Atua como Professora de Relações Internacionais na FAAP, Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo e Pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP).

Oradores:

Silvia Antibas: (Por problemas técnicos a Senhora Silvia Antibas não conseguiu conectar à transmissão) Diretora cultural da Câmara Árabe, curadora, historiadora com especialização em políticas culturais internacionais pela Universidade de Vaucluse, na França. Ocupou durante sua renomada carreira os cargos de diretora do Departamento de Museus e Arquivos (Dema) e coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Em 2019 foi a primeira mulher brasileira a receber o prêmio e a segunda pessoa do País a ser premiada com o prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe.

Sylvia Duarte Dantas: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Psicologia Aplicada pela Boston University, doutora em Psicologia Social pela Boston University.e pós- doutorado no Instituto de Psicologia da USP. Atualmente coordena o Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, onde também atua como professora. Ademais é vice coordenadora do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais do IEA-USP.

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto: Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Antropologia – Boston University . Atua como antropólogo, professor e coordenador de pesquisa de pós-graduação do Núcleo de Estudos sobre o Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense.

Info
Category: ,
Location: Internet
Date: 16 de julho de 2020
Duration: 1 Day