Instituto pelo Diálogo Intercultural / Jantares no Ramadan  / Jantares Interculturais no Ramadan (Iftares) Promove o Diálogo

Jantares Interculturais no Ramadan (Iftares) Promove o Diálogo

Durante o sagrado mês do Ramadan, caracterizado pelo jejum diurno e festivas refeições ao pôr do sol, o Instituto Pelo Diálogo promoveu três eventos significativos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Estes jantares não só proporcionaram momentos de confraternização e celebração, mas também destacaram a riqueza cultural e religiosa do Brasil.

O primeiro evento, realizado em 2 de abril no prestigiado hotel Renaissance em São Paulo, foi especialmente marcante, incluindo a cerimônia de premiação “Estrelas do Diálogo”. A noite foi enriquecida pela presença de um público diversificado, representando diferentes origens étnicas, religiosas e campos de atuação, refletindo a inclusividade e o espírito de união inspirado pelo Ramadan. COLOCAR OS RELIGIOSOS PRESENTES E INSTITUICOES.

No dia 5 de abril, o Rio de Janeiro sediou o jantar de quebra-jejum, oferecendo um ambiente caloroso e festivo para os participantes. A ocasião foi permeada por momentos de reflexão, compartilhamento e interação, fomentando laços de amizade e compreensão mútua.

O último jantar do Instituto, realizado no hotel Meliã em Brasília em 8 de abril, também atraiu uma ampla gama de participantes, incluindo representantes de diversos segmentos da sociedade, como líderes religiosos, acadêmicos, ativistas, autoridades e advogados. A diversidade de perspectivas e experiências enriqueceu as conversas, contribuindo para um ambiente harmonioso e enriquecedor.

Além dos jantares coletivos citadas acima, foram organizados dezenas de jantares de Ramadan convidando os amigos brasileiros para casas de famílias muçulmanas.

Esses jantares de quebra-jejum do Ramadan (iftares) não apenas ofereceram momentos de alegria e união, mas também enfatizaram a importância da diversidade, inclusão e diálogo intercultural e inter-religioso em nossa sociedade.